Skip to content

DNA Digital de Sucesso

DNA digital de sucesso: Um passo a passo completo para você criar uma estrutura de negócio escalável e lucrativa

DNA digital de sucesso: Um passo a passo completo para você criar uma estrutura de negócio escalável e lucrativa

Características:

Edição:  1
Formato:  14x21cm
Páginas:  152
   
   

Onde encontrar:

Submarino Shoptime Americanas.com AmazonEstante Virtual

Meu nome é Anderson Gomes, profissional de modelagem e aceleração de negócios que usa o Digital para ter e entregar mais e melhores resultados para empresas de todos os tipos.

Com 14 anos me deparei com um computador em uma das empresas na qual era empregado. Foi paixão à primeira vista. Logo depois, começaram a surgir os primórdios do que é a nossa internet hoje. Lembro que me apaixonei por códigos HTML e criava sites usando o famoso e extinto serviço chamado HPG. Quem está perto dos 40 anos e era antenado com tecnologia deve se lembrar.

Esse foi o meu contato inicial com a internet. Usava minhas horas de almoço e até mesmo o pós-expediente para ficar mexendo na HPG. Nessa época eu não tinha computador em casa ainda, o que me fazia ser ultraprodutivo nos códigos HTML, pois não tinha muito tempo para ficar aplicando.

O tempo passou e surgiram diversas ferramentas e códigos mais avançados – e, com isso, grandes oportunidades de negócios. Eu sempre muito atento e de perfil empreendedor. Passei a acompanhar e analisar para onde o mercado estava indo, e como e quando eu poderia aproveitar isso da melhor forma possível.

Um belo dia, já com meus 28 anos, resolvi empreender usando o digital. A tecnologia já estava muito mais avançada e o acesso, muito mais fácil. Precisei me atualizar e percebi que eu era muito melhor em construir negócios do que em programar. Foi então que tive a brilhante ideia de abrir uma consultoria de marketing em Florianópolis, Santa Catarina.

Essa ideia não durou dois meses. Fui forçado a pivotar o meu modelo de negócios e me tornei uma eugência de marketing digital (leia-se: fazedora de sites em Joomla). Meu primeiro negócio fechado foi o site da imobiliária da qual aluguei a casa onde morava. Percebi que o modelo eugência não faria sucesso também, então contratei um programador de outro estado para fazer os sites, enquanto eu ficava nas vendas e gestão da empresa. Essa empresa eu criei com os últimos mil reais que tinha disponíveis, e com a ajuda de dois anjos da guarda passamos a ser uma Agência Digital.

Dois anos depois a agência foi avaliada em 800 mil reais. Foi quando eu decidi que precisava de um sócio para continuar crescendo e vendi 30% do negócio.

Os negócios iam muito bem, mas, de uma hora para outra, vi que estava cometendo um erro grande e que isso me custaria muito caro. Infelizmente eu estava certo, mas demorei demais para arrumar o que estava errado e quebrei. Nosso modelo de negócios não estava preparado para suportar o crescimento… Isso mesmo! Estávamos crescendo mais do que podíamos e não vi isso a tempo de fazer os ajustes necessários.

Veio a parte mais dura, a quebra. Doeu muito, mas foi a época de maior aprendizado em minha vida. Por obra do destino, eu tive uma ideia de uma startup e por conta disso consegui ser acelerado no programa StartupSC, em 2012. Foi quando tive meu primeiro contato com as técnicas de modelagem de negócios usando design thinking, e isso me deu uma visão muito mais ampla do que são startups e de como junto com toda a minha experiência em marketing digital eu poderia acelerar os resultados dos meus negócios.

Em pouco tempo minha startup atingiu o número de quase 10 mil usuários. Percebi que tinha descoberto um caminho de oportunidades e passei a estudar cada vez mais sobre modelagem de negócios e sobre marketing e tecnologia. Antes mesmo de falarem sobre growth hacking abertamente no Brasil eu já aplicava suas técnicas nos meus negócios (eu só não sabia que tinham esse nome). Então, resolvi criar minha própria metodologia, que mais tarde se chamaria DNA Digital para Negócios.

Com o DNA Digital para Negócios eu consegui entender a importância de aplicar técnicas de aceleração somente depois de ter um bom modelo de negócios e encontrar o seu market fit. Vejo muitos empreendedores hoje em dia buscando somente técnicas de aceleração. Com isso, acabam transformando seus negócios em uma montanha-russa, pois negligenciam a noção de que a base de um negócio é o que vai mantê-lo no mercado, gerando mais e melhores resultados. Não cometa os esse erro. Em vez disso, construa um bom modelo de negócios e depois acelere.

Meu compromisso com este livro é chamar a atenção de empreendedores, empresários, profissionais liberais e qualquer pessoa que deseje construir um bom negócio: antes de buscar fórmulas infalíveis para acelerar seus negócios, construam uma base forte. Não se constrói uma casa começando pelo telhado nem um prédio pelo último andar.

Siga sempre essa linha: MODELAR, VALIDAR, ACELERAR!

ESSA É A PREMISSA DO DNA DIGITAL PARA NEGÓCIOS.

Anderson Gomes

Anderson Gomes é Estrategista de Negócios, bacharel em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing Estratégico e especializado em Internet Marketing. […]